26 de jun. de 2012

Recheio de Camarão

Esse é um recheio que pode ser utilizado em empadas, empadão, tortas... Enfim, é campeã de vendas na feira. Tem uma série de técnicas para deixar o gosto ainda mais forte de camarão. Sua textura é cremosa porém levemente firme. Você ainda pode acrescentar mais camarões para decorar ou dar um toque especial na sua receita. Essa é minha criação e espero que gostem!!




Prep Time: 30 min | Cook Time: 15 min | Serve: 50 empadinhas | Difficulty: Média



Ingredientes:

100g de camarao com casca
800 g de carne de camarão
10g de sal
½ xícara de chá de farinha
1 pimentão vermelho picadinho
½ cebola ralada/picadinha
6 dentes de alho
½ 
xícara de chá de tomato paste
½
xícara de chá de ervilha
2 colheres de sopa de óleo

1L de água

Modo de preparo

(Fig 1) - Tenha seus ingredientes prontos.



(Fig 2 - 3) - Em uma panela, acrescente os camarões com casca e mais a água. Levante fervura, abaixe o fogo e deixe por mais 5 min. Coe o caldo, reserve. Volte os camarões para a panela com umas gotinhas de óleo e deixe corar.


(Fig 4) - Enquanto isso, processe a carne crua de camarão e reserve.


(Fig 5 - 7) - Depois de escurecer o fundo da panela, acrescente o pimentão picadoe um pouco do caldo para "limpar" a panela e retirar o gosto da casca. 


(Fig 8 - 9) - Despeje esse conteúdo no mixer/liquidificador e processe até obter uma pasta.


(Fig 10 - 12) - Na mesma panela, acrescente o restante do óleo, a cebola e o alho e frite at';e dourar. Acrescente a massa de tomate e a carne de camarão e peneire a mistura que está no mixer/liquidificador adicionando na panela. Misture tudo muito bem. Junte as ervilhas, sal e pimenta e teste o tempero. Por último junte a farinha e abaixe o fogo. Misture bem para cozinhar a farinha e desligue o fogo. Você pode rechear imediatamente ou esfriar em geladeira e preparar sua receita no dia seguinte. Essa mistura pode ficar congelada por até 15 dias.





Sopa de cebola - French cuisine

Nesse tempo frio o corpo parece que exige uma comida mais quente, mais robustam um prato para te aquecer de dentro para fora. Pensando nisso, fui atrás de uma receita de sopa e achei essa quase que escondida pedindo para ser encontrada!! Sopa de cebola!! É um clássico da culinária francesa por sua simplicidade e completamente saborosa.
Se você é fã de cebola tanto quanto eu, tenho certeza de que vai adorar essa receita que vem originalmente de família francesa!!


SOPA DE CEBOLA

 Prep Time: 10 | Cook Time: 40 | Servings:  | Difficulty: Easy


Ingredientes:

60g manteiga sem sal
4 -5 cebola sem casca e fatiadas
50g farinha
2 litros de água
100ml de vinho branco100g queijo francês Gruyère ½ em cubos e ½ ralado
1 bagueteSal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

(Fig 1 - 3)
Em uma panela de fundo largo, derreta a manteiga e junte a as cebolas. Mexa de vez em quando deixando caramelizar de todos os lados. A cor vai ficar marrom escuro depois de uns 20 − 25 min.



(Fig 4 - 7)


Adicione a farinha e mexa bem para cozinhá-la. Junte a água e o vinho, mexa. Adicione sal e pimenta do reino. Tampe e deixe em fogo médio para reduzir por mais ou menos 20 − 30 min.


(Fig 8)


Corte fatias da baguete e coloque o queijo ralado por cima, leve para grelhar no forno até derreter e dourar o queijo. Retire e reserve.


Adicione os cubos de queijo à sopa e mexa para derreter. Verifique o sal e a pimenta. 


Para servir, coloque em um bowl e sirva com as fatias de baguete.





Quindim

Hoje vamos preparar um delícia que não tem igual. Amarelino, doce e com textura de coco; estou falando de QUINDIM. 
Esse é um doce de influência portuguesa, mas na receita original leva-se amendoas ao invéz de coco ralado. É um doce muito rico, com textura cremosa e levemente crocante, fácil e ligeiramente rápido de preparar. 
Bom, como sempre tenho algumas dicas em relação a receita. 

Primeiro: você precisa comprar ovos de qualidade e grandes. Ovos frescos são sempre a melhor escolha e se for caipira então, melhor ainda. 

Segundo: assim como nos fios de ovos, quindim também é basicamente feito de gemas então de preferência, tente retirar as peles por que é isso que deixa a sobremesa com gosto de ovos, o que não é muito agradável. Vc pode fazer manualmente com ajuda de um espetinho ou passar pela peneira, mas nesse caso não exprema apenas fure a gema e agite a peneira. Assim vc garante que a pele vai ficar e o conteúdo da gema vai ser peneirado.

Terceiro: Eu não utilizei toda a água que a receita pede. Eu usei metade apenas e substitui por leite.

Quarto: bata muito bem a mistura para quebra qualquer pedacinho de pele que tenha escapado ou se vc preferiu não retirar a pele. 

Quinto: Não deixe assar demais. Isso quebra o quindim que fica feio na hora que desenforma.

Vamos lá???

QUINDIM
Prep Time: 30min | Cook Time:45min  | Servings: 12-15  | Difficulty: Easy


Ingredientes


12 gemas de ovos peneiradas/sem pele
2 xícaras de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água ou leite150g de coco ralado fresco ou levemente adocicado
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de café de essência de baunilha
Glusose para untar as formas ou manteiga e açúcar 



Modo de preparo


(Fig 1 − 5)
Tenha seus ingredientes prontos.
Separe as gemas das claras e fure as gemas. Descarte as peles.


(Fig 6 − 7)
Misture todos os ingredientes com a batedeira até ficar homogêneo.


(Fig 8 − 9)
Pré - aqueça o forno a 180ºC (10 - 15min).
Unte as forminhas com a glucose ou unte com manteiga e depois açúcar branco.
Coloque a mistura nas forminhas um pouco mais de 3/4 da forma. 
Coloque para assar em banho - maria por aproximadamente 45 min. O tempo varia conforme o tamanho das formas.
Para desenformar, vire em um pratinho ainda morno. Se ficar resistência, corra uma faquinha delicadamente ao redor do quindim e vire no prato. 
Leve a geladeira pra firmar por 30 min e sirva. 




14 de jun. de 2012

Carne Seca - Feita em casa

Hoje eu vou falar de um produto que sentimos muita falta quando moramos fora: carne seca! Descendente de uma familia mineira, carne seca definitivamente não poderia falta na minha dispensa. Gostando de um desafio, encontrei um video ensinando a fazer a carne seca e resolvi fazer é claro! Sucesso total. Não sei dizer e nem quero entrar no mérito se é carne seca, carne de sol ou charque mas o ponto é que resolve minha saudade e mata minha gula!!!

Você também pode preparar a sua própria carne seca onde quer que esteja. Basta um pedaço de carne de vaca e sal. O sal que estou usando é sem iodo por conta das concentrações de nitrato que não fazem tão bem para a saúde assim. Uma fabricação profissional tem suas medidas exatas para o uso do nitrato que dá aquela cor bem avermelhada na carne que foi ressecada. 

Iniciando hoje (14/06) o processo de mais uma carne seca, 

De hoje a 10 dias vamos ter todas as fotos por que iniciei hoje uma nova carne seca, portanto se estiver afim de fazer a sua também, segue a receita e aproveita e acompanha o resultado das fotos!!


CARNE SECA



As fotos abaixo mostram exatamente o que eu sempre faço para obter o resultado da foto acima. O processo geralmente leva10 dias para esse tamanho de carne (1000g - 1500g). Você vai precisar:

- 1000g Carne bovina com capa de gordura - qualquer corte
- 2000g sal

Com muito cuidado, abra a carne como se fosse uma manta. Pense num caracol e tente fazer o corte dessa forma, assim você vai obter uma manta de altura semelhante e o sal pode penetrar igualmente na carne. Depois de aberta, coloque um pouco do sal numa bandeja de plástico ou vidro ou madeira (nunca metal) e coloque a carne por cima. Sobre a carne, despeje o resto do sal (Fig 14) e massageie o sal para penetrar na carne. Cubra com uma tela para respirar e evitar que moscas fiquem em volta.

Primeiro dia (figuras 1 a 16)


No dia seguinte você vai perceber que a carne pode estar "boiando" no sangue. Retire a carne do recipiente e reserve; descarte todo o líquido e lave o recipiente. Seque tanto o recipiente como a carne. Jogue um pouco mais de sal de ambos os lados da carne e cubra com a tela/pano. Deixe por mais 24hrs.

Segundo dia (figuras 17 a 21)


Depois dos 4 dias, a carne não precisa mais ficar submersa no sal, agora pode até ser dependurada igual roupa no varal que não vai mais atrais moscas. Assim vai ficar por 6 dias. Depois disso, pode uilizar em suas receitas ou pode congelar.

4º - 10º dia (Fig 22 a 25)



Depois de 10 dias secando, você pode manter fora da geladeira por alguns dias protegido com tela (sempre tem alguns mosquitos se você mora em casa como eu!!) Eu gosto de cortar pedaços de 250g e congelar. Assim quando precisar, já tenho a medida que preciso.

Para dessalgar, corte em cubos o pedaço desejado. Coloque a carne em uma vasilha de preferência de vidro e adicione água até cobrir. Troque a água a cada 3 − 4hrs e mantenha dentro da geladeira. Depois de 24 hrs, corte um pedaço do cubo e prove. Se ainda estiver com sal, continue a dessalga por mais 6 hrs.
Depois de dessalgar, afervente a carne em água. Descarte a água e desfie a carne. Use conforme sua receita preferida!!!