14 de jun. de 2012

Carne Seca - Feita em casa

Hoje eu vou falar de um produto que sentimos muita falta quando moramos fora: carne seca! Descendente de uma familia mineira, carne seca definitivamente não poderia falta na minha dispensa. Gostando de um desafio, encontrei um video ensinando a fazer a carne seca e resolvi fazer é claro! Sucesso total. Não sei dizer e nem quero entrar no mérito se é carne seca, carne de sol ou charque mas o ponto é que resolve minha saudade e mata minha gula!!!

Você também pode preparar a sua própria carne seca onde quer que esteja. Basta um pedaço de carne de vaca e sal. O sal que estou usando é sem iodo por conta das concentrações de nitrato que não fazem tão bem para a saúde assim. Uma fabricação profissional tem suas medidas exatas para o uso do nitrato que dá aquela cor bem avermelhada na carne que foi ressecada. 

Iniciando hoje (14/06) o processo de mais uma carne seca, 

De hoje a 10 dias vamos ter todas as fotos por que iniciei hoje uma nova carne seca, portanto se estiver afim de fazer a sua também, segue a receita e aproveita e acompanha o resultado das fotos!!


CARNE SECA



As fotos abaixo mostram exatamente o que eu sempre faço para obter o resultado da foto acima. O processo geralmente leva10 dias para esse tamanho de carne (1000g - 1500g). Você vai precisar:

- 1000g Carne bovina com capa de gordura - qualquer corte
- 2000g sal

Com muito cuidado, abra a carne como se fosse uma manta. Pense num caracol e tente fazer o corte dessa forma, assim você vai obter uma manta de altura semelhante e o sal pode penetrar igualmente na carne. Depois de aberta, coloque um pouco do sal numa bandeja de plástico ou vidro ou madeira (nunca metal) e coloque a carne por cima. Sobre a carne, despeje o resto do sal (Fig 14) e massageie o sal para penetrar na carne. Cubra com uma tela para respirar e evitar que moscas fiquem em volta.

Primeiro dia (figuras 1 a 16)


No dia seguinte você vai perceber que a carne pode estar "boiando" no sangue. Retire a carne do recipiente e reserve; descarte todo o líquido e lave o recipiente. Seque tanto o recipiente como a carne. Jogue um pouco mais de sal de ambos os lados da carne e cubra com a tela/pano. Deixe por mais 24hrs.

Segundo dia (figuras 17 a 21)


Depois dos 4 dias, a carne não precisa mais ficar submersa no sal, agora pode até ser dependurada igual roupa no varal que não vai mais atrais moscas. Assim vai ficar por 6 dias. Depois disso, pode uilizar em suas receitas ou pode congelar.

4º - 10º dia (Fig 22 a 25)



Depois de 10 dias secando, você pode manter fora da geladeira por alguns dias protegido com tela (sempre tem alguns mosquitos se você mora em casa como eu!!) Eu gosto de cortar pedaços de 250g e congelar. Assim quando precisar, já tenho a medida que preciso.

Para dessalgar, corte em cubos o pedaço desejado. Coloque a carne em uma vasilha de preferência de vidro e adicione água até cobrir. Troque a água a cada 3 − 4hrs e mantenha dentro da geladeira. Depois de 24 hrs, corte um pedaço do cubo e prove. Se ainda estiver com sal, continue a dessalga por mais 6 hrs.
Depois de dessalgar, afervente a carne em água. Descarte a água e desfie a carne. Use conforme sua receita preferida!!!


4 comentários:

  1. Adorei, Glayce, principalmente porque aqui na Austrália é difícil achar carne seca... Sei que você disse para usar qualquer corte, mas qual você usou nesta receita?

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, eu usei o beef silverside or topround. Você pode encontrar nas prateleiras de qualquer supermercado daqui da Australia. Vem fechado a vacuo. Você pode também, encontrar um bom açougueiro e pedir um corte com uma capa de gordura (coxão duro/ Rump) que deixa um gostinho especial na carne!!!

    ResponderExcluir
  3. Glayce, ameeeeei sua receita, e vou tentar fazer tambem, estou Doida sem carne seca aqui no Canada'!!! Gostei muito da sua atencao ao indicar os niveis de nitrato. Gostaria de sua permissao pra usar sua receita e fotos no meu blog, http://pinguimdgeladeira.blogspot.com. Na verdade comecei o blog porque muitas pessoas me pediam receitas. Achei mais facil fazer num blog, e hoje ele e' uma colecao das minhas tentativas...passa la' pra vc ver!!!!

    Me adicione aos seus links se puder! Colocarei os creditos no post ao seu blog. Um abraco e obrigada!

    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Na salga nao, nao precisa ir para a geladeira?

    ResponderExcluir