16 de out. de 2012

FEIJOADA DA GLAYCE

Olá gente!!

Tem um tempinho que eu não escrevo, eu sei! Mas vou me redimir e colocar uma receita  M A R A V I L H O S A de feijoada. Depois de algumas tentativas, cheguei a este resultado que agrada a todos que provam, inclusive as mamães especialistas no prato que vem do Brasil visitar minhas amigas!!!

Eu sei que morar fora pode interferir no sabor do prato por que na maioria das vezes, não vamos encontrar os mesmos produtos, então o jeito é improvisar não é mesmo? Mas se você mora na australia, não precisa mais! Aqui você vai achar todas as dicas para preparar este prato saboroso e que representa muito bem nossa cultura forte e cheia detalhes!!!

Não vou mentir: dá trabalho. Mas é um trabalho prazeroso de fazer. Se você for "afiada" na cozinha, não leva mais de 2.5hrs (com panela de pressão) para ter sua feijoada completa pronta para o almoço de Sábado ou Domingo!! Se você não é tão afiada, pode levar até umas 4 hrs... Para isso, temos de agilizar a dessalga da carne seca e a mandioca (se for querer mandioca frita). É importante ressaltar que estamos falando de um prato conhecido como "gordo", "calorico", "forte" etc, etc, etc.... Então, temos de usar SEMPRE os melhores ingredientes que puder encontrar, para o resultado ser o melhor possível. Eu não uso óleo na receita como vocês vão ver. Já basta a gordura das carnes, que devem ser de primeira qualidade (não estou falando de fillet mignon, mas sim de produtos frescos direto no açougue).

Essa Feijoda vai servir entre 10 a 12 pessoas tranquilamente. Tem bastante carne na minha feijoada, nada de miséria!! Se quiser reduzir a receita, fique vontade! Você também pode preparar a receita e congelar a metade da feijoada por até uns 15 dias. 

Dicas:

- Compre sempre produtos frescos e de boa qualidade;
- Não use enlatados;
- Se quiser colocar o rabinho do porco e pés, fique a vontade. Apenas limpe direitinho para não dar cheiro e nem ter pelos.
- O louro é o tempero que realmente fornece o "gosto" para a feijoada, então a quantidade a se colocar, depende. Para esta receita eu uso 12 folhas;
- Feijão preto se acha em alguns locais e principalmente em lojas asiáticas;
- Peça ao açougueiro para retirar o excesso de gordura das carnes;
- Infelizmente no caso das linguiças não dá para utilizar linguiça de porco que encontramos em açougues ou mercados (Australia). Elas não são boas para este tipo de receita. Por isso utilizo uma linguiça tipo Rookwurst e a cabana de açougue. Elas possuem um gosto mais defumado, bem parecido com nossa calabresa e são deliciosas!!


FEIJOADA DA GLAYCE

Prep Time: 24hrs | Cook Time: 2hrs | Servings:  10 - 12 people (10L) | Difficulty: Trabalhoso

1000g Feijão preto (Black beans)
400g Coxão mole/duro picada em cubos (diced blade)
600g Carne de porco cortado em cubos (você pode dividir essa quantidade em 300g de carne de porco e 300g de lombo defumado - diced pork - shoulder/leg)
450g Carne seca dessalgada por 24hrs (jerked beef)
300g Linguiça calabresa sem a pele e cortada em rodelas
300g Linguiça cabana cortada em rodelas
1000g Costela de porco defumada (ou 500g de costela de porco defumada e 500g de costela de porco normal) (smoked spare pork ribs)
200g de Bacon picadinho
4 Orelhas de porco limpas (opcional - pig ears)
4 Dentes de alho amassados
1 Cebola média picadinha
Folhas de louro frescas ou secas
Sal e pimenta a gosto
Água - o quanto baste  

Acompanha: arroz, couve, mandioca, laranja, farofa e molho de pimenta.


Na figura 1: Todos os ingredientes separados, limpos e cortados. 


Na figura 2:


- Lave e coloque o feijão na panela de pressão. Cubra com água até 2 ou 3 dedos abaixo da borda da panela. Tampe e quando der pressão, conte 25 - 30 min e retire do fogo. A água vai ter sido absorvida quase que completamente pelo feijão que ainda deve estar resistente a mordida. Não deve cozinhar demais para não desmanchar muito. Reserve.

- Com as carnes, faça o seguite: 

1 - Em uma panela coloque as orelhas de porco limpas e cubra com água. Leve ao fogo até ferver. Deixe por mais 5 min e retire. Reserve. Descarte a água.

2 - Em uma panela coloque a carne seca (dessalgada) e cubra com água. Leve ao fogo até ferver. Deixe por mais 5 min e retire. Reserve. Descarte a água.

3 - Em uma panela coloque as costelas defumadas e as linguiças e cubra com água. Leve ao fogo até ferver. Deixe por mais 5 min e retire. Reserve. Descarte a água.

Na fig 3. Dando sabor ao feijão.


- O feijão que estava na panela de pressão vai ser dividido em 2 partes da seguinte forma:

1 -  Panela de pressão com mais caldo do que grãos;
2 -  1 Panela grande e larga com maior parte de grãos e um pouco de caldo;

1 - Na panela de pressão, acrescente as orelhas de porco, as carnes de vaca e porco picadas, a carne seca, algumas costelas defumadas e as folhas de louro. Cubra tudo com água quente e leve ao fogo, quando der pressão conte 15 min e desligue. Reserve.

2 - Na panela maior, acrescente mais 1000ml de água e leve ao fogo baixo. Amasse o feijão para engrossar o caldo, mas não amasse tudo.

Na fig 4. Temperando o feijão.


Neste processo, enquanto as outras panelas estão cozinhando as carnes e engrossando o feijão a gente vai preparar o tempero e utilizar uma parte do feijão que está na panela 2. Coloque o bacon numa frigideira SEM óleo e deixe a própria gordura do bacon untar a panela. Quando estiver frito e com o fundo da panela escuro, acrescente a cebola, o alho amassado e o sal. Misture tudo muito bem e acrescente 4 conchas de feijão amassado (panela 2) nessa mistura de tempero. Raspe o fundo da panela para soltar o gostinho do bacon. Desligue o fogo e reserve.  

Na fig 5: montagem final!



Nessa última etapa (mais gostosa de todas!!!) A gente vai montar tudo em uma única panela, a panela maior e mais larga. Retire da pressão as carnes e o caldo do feijão e misture tudo na panela onde só tinha o feijão amassado. Junte em seguida as costelas, aumentando o fogo. Deixe por 8 - 10 min, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Depois acrescente as linguiças e o tempero pronto. Deixe ferver e teste o sal. Se quiser, pode acrescentar uma pimenta agora e um pouco a mais de sal. O ideal é não colocar muito sal, caso contrário estraga a feijuada!!! 

Rende 10 litros como mostra a figura! 


2 comentários:

  1. Nossa Glayce!
    Fiquei até com vontade de comer uma feijoada agora! Deu água na boca!
    Adorei o Blog!
    Vi que se tornou uma cozinheira de mão cheia por aí hein!
    Muito bacana!
    Grande beijo prima!
    Julio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julio!! Legal que entrou e viu meu blog!! Tenho tantas receitas mas sempre que tenho a oportunidade de tirar fotos eu faço um post e coloco aqui!
      Quando chegar ai (Nov) vamos marcar alguma coisa com a family e matar a saudade!!!
      Bjao!!!!!

      Excluir