24 de mai. de 2012

DOLMADES or DOLMAS

Esse é mais um prato super prático e delicioso. Serve como entrada, petisco e até mesmo canapés se você estiver disposto a preparar para um pequeno grupo de amigos.

Estou falando de dolmades ou dolmas, prato tradicional da Grécia e Turquia. São os famosos charutos enrolados em folhas de vinha/videria e recheado com arroz. É claro que existem variações, podendo também ser preparado em folhas de figo e/ou repolho ou até mesmo couve e recheados com carne de carneiro.  Feito o charuto, coloca-se em uma panela com um pouco de caldo de legumes, azeite e suco de limão e cozinha por alguns minutos. O resultado é um charuto verde escuro, um pouco azedinho e que pode e deve ser consumido com um dip a base de iogurte. Serve-se quente ou frio, mas o popular é servir frio. Portanto, pode ser feito com 1 dia de antecedência e servido direto da geladeira. 


Pearl Barley


Como eu gosto de variar as coisas, eu preparei os da foto com um grão daqui chamado "Pearl Barley"  (cevadinha francesa) que é bem parecido com arroz, porém possui um pouco a mais de fibras, proteínas, vitaminas e minerais do que arroz. E é saborosa também! Vai bem com saladas frias, quentes, sopa, tortas... e substitui o arroz fácil!! 




DOLMADES




Prep Time: 30 | Cook Time: 45 | Servings: 8 (Scaled) | Difficulty: Easy

Ingredientes:

1/2 colher de sopa azeite de oliva
1/2 cebola picadiha
1 alho pequeno amassado
1 copo de "pearl barley" (cevadinha francesa) cozida ou arroz branco/integral cozido
1 colher de chá de raspas de limão
1/2 colher de sopa de suco de limão
1/2 colher de sopa de dill picadinho
1/2 colher de sopa de salsa picadinha
8 folhas de uva grandes e em conserva

Preparo:

1 - Em uma panela aqueça o óleo e frite a cebola. Não deixe dourar.
2 - Depois junte em uma outra vasilha o pearl barley (ou arroz) com o restante dos ingredientes deixando as folhas de lado.


3 - Coloque água para ferver e prepare o banho -maria. Abra as folhas numa tábua, pegue uma colher de sopa e recheie. Comece a enrolar como mostra a foto 9, feche as bordas, e enrole.  


4 - Depois de todos prontos, coloque os charutos no banho-maria e deixe cozinhar por 10 minutos.




5 - Retire do banho-maria, e sirva com algum dip a base de iogurte ou o chamado Tizatzik (receita a caminho).






23 de mai. de 2012

MOLHO_HOLLANDAISE

No meu processo de adaptação em outro país, comprei vários livros de culinária, passei a assitir quase todos programas relacionados ao assunto e aprendi a gostar de outros sabore. Olhando para trás me lembro de pensar: ok, preciso de uma panela de pressão para o feijão e uma panelinha para o arroz e tudo vai ficar bem... Na verdade, eu mal uso minha panela de pressão. A panelinha - que era para o arroz - passou a ser a panela para molhos... É isso mesmo, molhos que finalizam uma comida bem preparada. 

Hoje eu começo a série "molhos" e aos poucos vamos aprendendo juntos a preparar e apreciar os mais variados tipos de molhos. 

Para começar, vou preparar uma receita que aprendi no livro "Mastering the art of french cooking". É um molho técnico porém delícioso e a base de gemas, manteiga e suco de limão. Estou falando de Hollandaise. Super cremoso em textura e levemente azedinho. Apesar de ser feito apenas com gemas, fica bem leve!

Seu preparo é feito todo a mão, não leva mais do que 5 minutos tendo todos os ingredientes prontos para entrarem em ação. É perfeito com torradas, ovos  a poché, aspargus, peixes de carne branca... Se você ainda não comeu, vale muito a pena experimentar!

HOLLANDAISE





Ingredientes:

- 200g de manteiga derretida e em temperatura ambiente
- 3 gemas de ovos
- 1 colher de sopa de água fria
- 1 colher de sopa de suco de limão
- pitada de sal
- 1 colher de sopa de manteiga fria (primeira)
- 1 colher de sopa de manteiga fria (segunda)
- sal e pimenta e algumas gotas de suco de limão


Utensilios

- 1 panela pequena para derreter a manteiga
- 1 panela grande que caiba uma vasilha por cima, banho-maria
- 1 vasilha de vidro ou metal para ir por cima do vapor, banho-maria
- 1 whisk para bater as gemas
- faca e espremedor para o suco
- uma bacia com gelo e água fria, caso o molho comece a talhar


Método de preparo:

1 - Em uma panelinha, derreta os 200g de manteiga sem deixar queimar. Retire do fogo e deixe esfriar (10 min) (Fig 1-2)

2 - Na panela maior, coloque água e aqueça. Enquanto isso, na vasilha de vidro fora do vapor, você vai bater as gemas até elas engrossarem e ficarem mais claras, cerca de 1 min. (Fig 3, 4 & 5)






3 - Adicione a água, suco de limão e o sal e bata por mais 20 seg. (Fig 6-8)

4 - Adicione a primeira colher de manteiga fria, mas não bata (Fig 9). Leve a banho-maria e abaixe o fogo. Comece a bater o creme que deve atingir a consistência de creme. Se você perceber que o molho está talhando/ se separando é por que está muito quente. Coloque a vasilha imediatamente na bacia com gelo. Depois volte a banho-maria e bata até atingir o creme (Fig 10 −11)




5 - Retire a panela do banho-maria. Acrescente a segunda colher de sopa de manteiga e mexa (fig 9, volte ao banho maria caso necessário para atingir cremosidade)

6 -  Para finalizar, bem aos poucos vá acrescentando a manteiga derretida da panelinha, mexendo sempre (Fig12). Você vai ver a textura mudar por que o molho vai dobrando de volume, sempre com uma textura cremosa. Depois de adicionar toda a manteiga, você deve ter adicionar algumas gotas de suco de limão e acertar o tempero. Adicione pimenta do reino branca e sal se preferir. 




Seu molho está pronto para servir. O ideal é fazê-lo e servir imediatamente. Mas caso sobre, pode ser mantido na geladeira por até 2 dias ou até mesmo congelar. Para aquecer, coloque novamente em banho-maria (fogo baixo) e junte 1 colher de sopa de água ou suco de limão.

Dicas:

- Se o molho ficou muito grosso ou talhou... Acrescente 1 colher de água
- Se o molho não engrossou... Em outra vasilha misture 1 colher de sopa de suco de limão e 1 colher de sopa do molho. Aos poucos vá adicionando mais molho, até engrossar.



Asia_FRANGO SRI LANKA

Outro dia na feira, meu marido ofereceu um dos nossos salgados para o feirante da barraca de trás. Barraca essa que só vende temperos para todos os tipos de legumes e carnes. Ele gostou tanto do nosso salgadinho que nos ofereceu um tempero para frango. O nome do tempero é Sri Lanka em homenagem aos temperos do país. A princípio eu pensei que não ia gostar por que só conseguia sentir o cheiro de cominho que eu não sou muito fã... Doce ilusão. Resolvi preparar o frango no dia seguinte e para minha surpresa, QUE DELÍCIA!!!! 
Muito aromático, o tempero quando atigiu a panela quente perfumou toda a minha casa... O cominho enfraqueceu e os outros temperos entraram em ação. Perfeito com pão pita, naan ou roti também pode ser servido com arroz branco. 
Prático, rápido e simples de fazer... O que você está esperando? Corre e dá uma olhada na receita, tenho certeza de que depois de preparar esse prato, vocês vão me dar razão!!



Prep Time: 10 min | Cook Time: 30 min  | Servings: 6  | Difficulty: Easy



Ingredientes:

- 1 colher de sopa eu óleo 
- 1500g de peito de frango sem pele e cortado em cubos
- 1 cebola média picada
- 400g de tomate picado ou a mesma medida de tomates picados em lata
- 150ml de água
- 170ml de leite de coco
- 3g de cominho em pó
- 3g de açafrão amarelo  em pó
- 5g de fennel/funcho  em pó
- 5g de semente de coêntro em pó
- 3g de cravo em pó
- 5g de cardamomo em pó
- 5g de pimenta em pó
- 5g de gengibre em pó
- Sal a gosto
- 1/2 xícara de castanha de caju torrada


Método:

1 - Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio. Quando a panela estiver quente, coloque os pedaços de frango aos poucos para dourar de todos os lados. Não coloque o frango todo de uma vez por que vai produzir humidade e começar a cozinhar e o que queremos é apenas "selar" "dourar" todos os lados do frango. Retire todos os pedaços da panela e coloque numa bacia a parte.(Fig 1)

2 - Misture todos os temperos secos e na mesma panela, junte a cebola e os temperos.  (Não adicione a castanha) Misture bem e adicione os tomates e a água, levante fervura. Assim que ferver, volte o frango para a panela, junte o leite de coco e tempere com sal. Reduza o fogo e tampe. Deixe cozinhar por 10 minutos. (Fig 2 - 9)

3 - Após o cozimento, teste o molho e se precisar, adicione mais sal. Desligue o fogo quando o frango estiver cozido e com molho. Sirva com arroz branco, pão pita, a castanha torrada e algumas folhas de coentro por cima.






Bon Appetit


obs.:

1- Se você não achar todos os temperos, de preferência para o cominho, gengibre, canela e cravo. Claro você sempre pode dar um pulinho na feira ou em alguma casa de temperos e pedir para fazer esse mix para você, vale a pena!!!

2 - O coentro você pode utilizar a raiz para dar mais gosto picando bem e adicionando junto com a cebola.


3 - Eu geralmente preparo 1/3 da receita que serve 2 pessoas perfeitamente!!!



4 de mai. de 2012

Pães - PÃOZINHO RECHEADO Gluten free

Essa é a primeira receita 100% sem glúten que eu publico. Achei um video ensinando a fazer um pão com farinha de milho flocada e achei interessante por que amo tudo feito com ou de milho. Então senhoras e senhores, vejam abaixo a receita e testem!! Não tem gosto ruim, é uma massa leve e rápida de fazer. Claro que eu mudei uma coisinha ali, outra aqui e o resultado é quase um bolinho que fica ótimo com uma cobertura de manteiga, alho e cebolinha... Hum.... Delícia pura!!!


PÃOZINHO SEM GLÚTEN 
COM FARINHA DE MILHO FLOCADA


Prep Time: 60min | Cook Time: 30min | Servings: 8 | Difficulty: Easy


Ingredientes

2 ovos batidos
2 colheres de sopa de polvilho doce
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
125ml de água morna
15g de manteiga
1 xicará de chá farinha de milho em flocos
1 xícara de chá de fécula de batata
7g de fermento biológico para pães

Recheio:

Opcional, mas eu gostei muito com queijo, cebolinha picadinha e uma pitadinha a mais de sal como recheio.

Modo de preparo

- Separe todos seus ingredientes para se certificar de quem possui todos os itens necessários para substituir a farinha de trigo. (fig 1)

- Derreta a manteiga na água e misutre o polvilho com os ovos (fig 2). Misture muito bem por que não queremos nenhuma "pelotinha" no meio do pão quando assarmos.


- Agora vá misturando o açúcar, sal, o fermento, a farinha de milho e a água com a manteiga derretida (fig 3 − 8). Por último misture a fécula de batata aos poucos para não empelotar (fig 9-11)


- Você vai precisar de uma forma de pão ou forminhas de cupcake (Fig 12). Eu escolhi as forminhas por que queria recheios diferentes. Dai basta colocar uma parte da massa, recheie se quiser e cubrir com o restante da massa (Fig 12-14).


- Cubra e deixe descansar por 40min. Depois desse tempo eles devem ter crescido o suficiente para irem ao forno.(fig 15)


- Asse em forno pré-aquecido a 180C até ficarem dourados por mais ou menos 25-35min.




3 de mai. de 2012

GLUTEN FREE

Ei amiguinhos e amiguinhas!! 

Voltei das férias super empolgada em recomeçar na feira bem como em encontrar receitas gluten free que sejam gostosas, não importa o ingrediente, não importa o tempo que se leva para fazer mas tem que ser boa! Se você que parou para ler esse post souber de alguma dica bacana, uma receita deliciosa, divide comigo e deixa um comentário com o caminho que eu vou atrás para testar e postar aqui! 

Mais do que agradar os pessoas que são alérgicas ou intolerantes é iniciar um novo estudo nessa nova arte de cozinhar sem gluten! É bem interessante e as comidas me parecem mais leves!! Vale a pena.

Eu já fiz coxinhas, empadas e risoles sem gluten e agora estou testando um pãozinho de milho. Se der certo, será a próxima receita!! Fiquem de olho!!