23 de mai. de 2012

Asia_FRANGO SRI LANKA

Outro dia na feira, meu marido ofereceu um dos nossos salgados para o feirante da barraca de trás. Barraca essa que só vende temperos para todos os tipos de legumes e carnes. Ele gostou tanto do nosso salgadinho que nos ofereceu um tempero para frango. O nome do tempero é Sri Lanka em homenagem aos temperos do país. A princípio eu pensei que não ia gostar por que só conseguia sentir o cheiro de cominho que eu não sou muito fã... Doce ilusão. Resolvi preparar o frango no dia seguinte e para minha surpresa, QUE DELÍCIA!!!! 
Muito aromático, o tempero quando atigiu a panela quente perfumou toda a minha casa... O cominho enfraqueceu e os outros temperos entraram em ação. Perfeito com pão pita, naan ou roti também pode ser servido com arroz branco. 
Prático, rápido e simples de fazer... O que você está esperando? Corre e dá uma olhada na receita, tenho certeza de que depois de preparar esse prato, vocês vão me dar razão!!



Prep Time: 10 min | Cook Time: 30 min  | Servings: 6  | Difficulty: Easy



Ingredientes:

- 1 colher de sopa eu óleo 
- 1500g de peito de frango sem pele e cortado em cubos
- 1 cebola média picada
- 400g de tomate picado ou a mesma medida de tomates picados em lata
- 150ml de água
- 170ml de leite de coco
- 3g de cominho em pó
- 3g de açafrão amarelo  em pó
- 5g de fennel/funcho  em pó
- 5g de semente de coêntro em pó
- 3g de cravo em pó
- 5g de cardamomo em pó
- 5g de pimenta em pó
- 5g de gengibre em pó
- Sal a gosto
- 1/2 xícara de castanha de caju torrada


Método:

1 - Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio. Quando a panela estiver quente, coloque os pedaços de frango aos poucos para dourar de todos os lados. Não coloque o frango todo de uma vez por que vai produzir humidade e começar a cozinhar e o que queremos é apenas "selar" "dourar" todos os lados do frango. Retire todos os pedaços da panela e coloque numa bacia a parte.(Fig 1)

2 - Misture todos os temperos secos e na mesma panela, junte a cebola e os temperos.  (Não adicione a castanha) Misture bem e adicione os tomates e a água, levante fervura. Assim que ferver, volte o frango para a panela, junte o leite de coco e tempere com sal. Reduza o fogo e tampe. Deixe cozinhar por 10 minutos. (Fig 2 - 9)

3 - Após o cozimento, teste o molho e se precisar, adicione mais sal. Desligue o fogo quando o frango estiver cozido e com molho. Sirva com arroz branco, pão pita, a castanha torrada e algumas folhas de coentro por cima.






Bon Appetit


obs.:

1- Se você não achar todos os temperos, de preferência para o cominho, gengibre, canela e cravo. Claro você sempre pode dar um pulinho na feira ou em alguma casa de temperos e pedir para fazer esse mix para você, vale a pena!!!

2 - O coentro você pode utilizar a raiz para dar mais gosto picando bem e adicionando junto com a cebola.


3 - Eu geralmente preparo 1/3 da receita que serve 2 pessoas perfeitamente!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário