29 de jul. de 2012

Batata Gallete

Para os amantes de batata como eu segue abaixo uma receita de "Batatas gallete". Ótimo acompanhamento para qualquer tipo de carne, frango ou frutos do mar. Rápida e fácil de preparar, ficam lindas no prato.
Gallete nada mais é do que "um bolinho de formato redondo e de tamanho variável". É um termo bem antigo mas que se manteve popular dentro da cozinhas do mundo inteiro. Pode ser feito com qualquer ingredientes e/ou legumes que cozinhem bem na frigideira.  



BATATAS GALLETE
Prep Time: 10min | Cook Time: 10min | Servings: 4 | Difficulty: Easy


Ingredientes:


2 Batatas grandes e de formato parecido
2 Colheres de sopa de manteiga derretida + 1 colher de sopa para fritar
1 colher de sopa de óleo de canola
sal


Modo de preparo:


Fig (1 - 2) Com a ajuda de um cortador cilindrico, corte as batatas de um lado ao outro formando pequenos "tubos" de batata. Passe por um cortador fininho.


Fig (3 - 4) Espalhe a manteiga derretida entre as rodelinhas e vá formando uma flor. Coloque um circulo no centro e "feche" a gallete. Repita o processo por cima da primeira gallete. Aqueça uma frigideira anti aderente e coloque 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de oleo e frite gentilmente as gallete. Depois de dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro lado. Retire e escorra em papel absorvente. Salpique sal. Sirva em seguida.

Manteiga e Crosta de ervas

Esse é mais uma técnica para deixar nossas carnes mais gostosas!!! Você pode preparar com essa receita tanto a manteiga de ervas usada por cima de cortes de carne, peixe ou frango ou você pode preparar a crosta de ervas que vai ao forno para grelhar e criar a "crosta". Você basicamente pode utilizar as ervas de sua preferência combinando-as ou uma em específica para diferentes tipos de carne. Se usar para carne vermelha, geralmente eu uso tomilho e salsa, se for para carneiro você pode usar somente menta ou alecrim com menta... Você pode ser bem criativo na verdade.  
Se decidir preparar a manteiga de ervas você não vai precisar usar farinha de rosca nem castanhas apenas manteiga, alho e ervas... Se decidir preparar a crosta, vai precisar usar as castanhas e farinha de rosca ou de amendoa.


MANTEIGA DE ERVAS OU 
CROSTA DE ERVAS


Prep Time: 10min | Cook Time: 0min | Servings: 175g | Difficulty: Easy



ME - Ingredientes para Manteiga de ervas:

150g Manteiga
20g de ervas picadinhas sem os talos (se você não tiver o mixer)
Suco de 1/2 limão
Sal
Pitada Pimenta cayenne em pó ou pimenta do reino (moída na hora)

ME - Modo de preparo:

Fig (1 - 2  e 5 - 8) Junte seus igredientes em um mixer ou liquidificador (se a manteiga estiver em temperatura ambiente pode ser feito à mão) e bata tudo muito bem. Teste o sal. Abra um plástico filme em uma bancada lisa e coloque a manteiga no centro, enrolando como se fosse uma salsicha. Amarre bem as duas pontas formanto um gomo e leve a geladeira por no mínimo 20min. Corte e sirva por cima da sua carne (bife, filé...)

CE - Ingredientes para Crosta de ervas:




















1 copo de farinha de rosca ou pão de ontem moído ou farinha de amendoas
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
60g de ervas picadinhas sem os talos (se você não tiver o mixer)
1 colher de sopa de mostarda inglesa
1 dente de alho pequeno picadinho
Sal
Pimenta do reino (moída na hora)
Manteiga até obter uma consistência pastosa. 


CE - Modo de preparo:

Fig (1 - 4  e 9 - 13) Junte seus igredientes em um mixer ou liquidificador e bata tudo muito bem. Teste o sal. Em um pedaço de papel manteiga grande, dobre-o ao meio e abra novamente colocando a mistura em um dos lados. Dobre novamente o papel por cima e com um rolo abra como até chegar a um formato fino e largo (fig 20). Coloque em uma tábua e leve a geladeira para endurecer por no mínimo 20 min. Retire da geladeira, corte o formado desejado e coloque por cima do seu corte de carne. Leve para grelhar no forno até a crosta dourar (mais ou menos 5 − 10 min). Cuidado para não ultrapassar o tempo de cozimento da carne.









27 de jul. de 2012

Croquete de Aipim com Carne Seca

Agora que a receita de carne seca está no site, você também pode tentar essa receita em qualquer parte do mundo! Basta encontrar mandioca que é facilmente encontrada em shops asiáticos e preparar sua carne seca!
Esse croquete é frito e tem uma casquinha por fora criada pelo uso de fubá e farinha de rosca/farinha de empanar. Depois a mordida, você sente o sabor da carne seca misturada com ervas e a mandioca e em seguinda a pimenta para colorir mais o dia!! Eu adoro e os Australianos também !! Vendas do produto na feira estão ótimas e esgotam todo domingo!
Não é um salgadinho dificil de preparar. Depois de desfiar a carne e ter seu purê de mandioca, você não leva mais de 15 min para juntar todos os ingredientes na panela. Você pode congelar e fritar na hora que quiser. Eu diria 1 mês no freezer.

CROQUETE DE AIPIM 
COM CARNE SECA

Prep Time: 10min | Cook Time: 15min | Servings: 22 (100g) | Difficulty: Easy

Ingredientes:

- 700g de mandioca cozida e espremida
- 600g de carne seca cozida e desfiada
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola grande picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 100g de massa de tomate (recomendo elefante)
- Pimenta e sal a vontade
- 50g de caldo de galinha esfarelado
- 300ml da água de cozimento da mandioca
- 1/2 xícara de chá de salsa picadinha
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo

Para empanar:

- 150ml de leite
- O quanto baste de farinha de rosca/empanar

Método
Fig (1) Comece por ter todos os seus ingredientes prontos.

Fig (2 - 4) Coloque a panela no fogo médio e aquece o óleo. Junte a cebola e o alho e frite gentilmente mexendo para não queimar. Junte a carne, a massa de tomate e a pimenta. Misture tudo muito bem. Em seguida, junte o caldo de galinha esfarelado e o sal.

Fig (5 − 9) Adicione aos poucos a água de cozimento da mandioca e mexa para integrar e humidecer a mistura. Junte a salsa e em seguida a mandioca. Depois de misturar bem, junte a farinha e mexa até desgrudar da panela. Tire do fogo e espere esfriar para enrolar.

Fig (10 - 11) Enrole no formato desejado, passe no leite e depois na farinha de empanar. Frite ou congele.







22 de jul. de 2012

Petit Gateau - Chocolate fondant

Chocolate... É quem não é fã desse delicioso ingrediente que nos leva para um mundo mais doce e confortável?? Bom, até pouco tempo eu não era, acredite se quiser! Mas desde que vim para a Australia, meu paladar mudou muito e doces passaram a fazer parte da minha vida! Chocolate por exemplo é um item que tem sempre na dispensa, seja para um snack ou para um delicioso bolo!
Hoje estou colocando a receita desse famoso petit gateau ou chocolate fondant ou lava cake como alguns de vocês podem conhecer! O importante é que estamos falando de um bolinho individual que sai quente do forno e é servido com sorvete; quando cortado ele derrete no meio que não assou o suficiente então teremos uma calda quente se misturando com o gelado do sorvete... Assim, maravilhoso!!!

CHOCOLATE PETIT GATEAU

Prep Time: 25 | Cook Time: 15min | Servings: 6 | Difficulty: Hard

Ingredientes:

- 50g de manteiga sem sal temperatura ambiente e mais um pouco para untar
- 350g de chocolate meio amargo para derreter
- 150g de açúcar refinado
- 4 ovos grandes - temperatura ambiente
- Pitada de sal
- 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
- 50 g de farinha de trigo
- 6 ramekins de porcelana e papel manteiga para forrar
- Cacau (opcional)

Método de preparo:

(Fig A - C) - Unte os ramekins e forre com o papel manteiga

(Fig D - G) - Coloque o chocolate para derreter em banho maria tomando cuidado para não deixar a água ferver. Você tem que ser capaz de levantar o marinex e colocar suão mão sem queimar. Se não conseguir segurar o vapor está muito quente e pode queimar o chocolate. Enquanto o chocolate derrete, bata em batedeira a manteiga com o açúcar  até atingir um creme. Adicione os ovos e a pitata de sal e bata bem.

(Fig H - K) Junte o chocolate derretido na batedeira e bata junto com a baunilha e a farinha. O final vai ser um creme brilhoso e espesso.

(Fig L - N) Distribua a mistura nos ramekins, limpando as bordas para não haver nenhum pingo de massa nas bordas. Nesse ponto você pode levar a geladeira por até 12hrs e retirar na hora de assar. Se preferir assar imediatamente, pré-aqueça o forno a 180C (faça isso quando estiver derretendo o chocolate) e leve por aproximadamente 12 min. Como cada forno é diferente, eu recomendo retirar com 8 min, testar com a ponta dos dedos ou passar uma faquinha na lateral para ver se está assado nas bordas. Caso esteja muito mole ou a faca sai suja volte ao forno até completar os 12 min. Retire, deixe descansar por alguns minutos e desenforme num prato. 




Eu gosto de servir com coulis de framboesa que é um pouco azedinho e corta um pouco o doce do petit gateau, 1 bola de sorvete de creme ou baunilha, frutas cítricas (morango, framboesa, laranjas...) Vale a sua criatividade!!!
Bon apetit!!!


9 de jul. de 2012

KIBEH

Quem não gosta de um kibeh bem gostoso com sabores mediterrâneos, molho de pimenta, limão... ?Hummm!!!! Sempre um sucesso na casa de mamãe, eu pesquisei e montei essa receita que funiona muito bem tanto para congelar quanto para fritar na hora do preparo. 
É realmente uma delícia... Eu adoro. O segredo de um bom kibeh é trabalhar com os melhores e mais frescos ingredientes que você puder encontrar. Abaixo segue a receita com fotos do passo a passo para que você possa saborear ai na sua casa!

KIBEH

Prep Time: 45 mins | Cook Time: 30 mins | Servings: 8 serving | Difficulty: Medium

Ingredients:

375 g carne moida crua
150 g carne moida cozida com cebola e molho inglês
1/2  cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1/2 colher de sopa de sal
1 maço de menta picadinho
100 g de trigo
Pimenta do reino
1 colher de sopa de raspas de limão1/2 colher de café de cominho
1 ovo pequeno batido
1 colher de sopa cheia de farinha de trigo

Modo de preparo:
Fig (1 - 11) Peneire a carne moida cozida para retirar o excesso de líquido e gordura. Reserve.

Fig (2 − 6) Deixe o trigo de molho em água por 1 hora. Peneire e reserve. Prepare os demais ingredientes secos numa bacia e misture com o trigo.

Fig (7 − 8) Junte a carne crua e misture bem. Teste o sal provando uma pitada da mistura. Se necessário adicione mais sal.

Fig (9 − 11) Junte o ovo batido e a farinha e misture até obter uma massa homogênea.




Fig (12 - 17) Divida a massa na quantidade desejada de kibehs (eu peso 8 bolas de 100g cada). Molde conforme desejar e abra um furo no meio para rechear com a carne moída cozida.

Frite em óleo quente até ficar bem corado e escorra em papel toalha. Se quiser pode congelar antes de fritar por até 1 mês e ao tirar do congelador pode ir direto para o óleo quente (180ºC).



Anéis de Cebola

Esse é im campeão entre os quitutes por aqui... Muita gente adora como acompanhante da cerveja mas vale como um aperitivo em qualquer momento. O fundamental dessa receita é utilizar cebolas grandes e de qualidade e ter crocância suficiênte para fazer aquele barulhinho quando mordido!! Fácil, um pouquinho demorado mas vai bem em qualquer final de semana!! A receita da "massa" é também utilizada para fritar legumes em geral cortados bem fininhos e principalmente peixes! Para ver a receita original clique no link Fish and chips - massa liquida para empanar está em inglês mas dá para entender o procedimento caso você não entenda a lingua.


ANÉIS DE CEBOLA


Ingredientes:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 1/2 − 2 xícaras de chá de cerveja escura (tem que ser forte)
Água fria
1 colher de sopa de fermento seco biológico (para pães)
1 pitada de sal
1 a 2 cebolas por pessoa

Modo de preparo:

1. Em uma bacia grande coloque a farinha e a ceveja. Misture bem a ajuda do whisk e aos poucos adicione a água. A consistência deve ser cremosa e mais grossa. Não deve ficar aguada. Adicione o fermento e por último o sal. Misture bem e deixe tampado com um pano em algum local londe de ventos e janelas/portas por mais ou menos 60min - 90min.

2. Você pode fritar filés de peixe, cebolas, legumes... Enfim, hoje estamos com a cebola. Tire as pontas e as cabeças das cebolas, retire a casca e corte em rodelas da largura de um dedo. Passe a cebola pela mistura, escorra bem e frite em óleo de canola até ficarem levemente douradas. Escorra em papel toalha e sirva.


Porco na Pressão com Molho Asiático

Essa é uma receita inspirada em temperos e técnincas asiáticas de cozimento. Vi num programa de TV e testei em casa. Eu não tinha nem o alho poró nem o caldo de carne. No lugar eu usei o dobro de caldo de galinha e ficou delicioso!!! Não leva sal por que a receita tem molho de soja que já é o sal da receita.  Se você é fã de porco como eu, precisa testar essa receita que é SUPER FÁCIL!!!

PORCO NA PRESSÃO COM MOLHO ASIÁTICO



Prep Time: 60min | Cook Time: 90min | Servings: 2 | Difficulty: Easy

Ingredientes:

600g barriga de porco limpa, sem osso e cortada em 2 retângulos de igual tamanho
2 colheres de sopa de óleo de canola/girassol
1 colher de café de pimenta do reino inteira
2 talos de alho poró (somente a parte branca fatiada)
4 cebolinhas grandes (somente a parte verde picada)
200 ml de caldo de carne
200 ml de caldo de galinha
100 ml de molho de soja light
3 colheres de sopa de vinagre escuro (malt)



Modo de preparo:


1. Prepare o molho da seguinte forma: na panela de pressão aqueça o óleo e junte a pimenta do reino, o alho poró e a cebolinha e cozinhe por 2 min. Adicione os caldos de carne, galinha, molho de soja light e o vinagre e ferva.

2. Cuidadosamente, adicione o porco na base da panela com a pele voltada para cima.  Coloque a tampa e assim que der pressão abaixe o fogo para médio-baixo e coxinhe por aproximadamente 40-45 min. Desligue o fogo e deixe o porco descansar com a panela fechada por 15min. 

3. Retire a tampa e retire o porco da panela e coloque num prato e cubra com papel aluminio. Reserve.

4. Leve a panela novamente ao fogo alto por cerca de 5-10min para reduzir um pouco e engrossar o molho. Retire da panela e reserve.

5. Corte fatias iguais do porco e sirva no prato individual. Sirva o molho por cima ou em um potinho a parte.

Receita vai muito bem com macarrão leve (alho e óleo), batatas coradas na manteiga, saladinha leve de folhas verdes (rúcula, parmesão e cebola).



Chocolate Fondant/Petit gateau

Nessa manhã fria de inverno não consigo sequer mover meus pensamentos de lugar, então nada mais familiar do que chocolate... Acorda qualquer pessoa e já trás logo a alegria para de volta! 
Bom, para celebrar o chocolate estou colocando aqui uma receita maravilhosa de Petit Gateu. Sabe aquele bolinho de chocolate que ao ser atravessado com a colher sempre escorre mais chocolate? Então, essa é a receita que vamos preparar hoje!! É sempre um desafio conseguir manter o interior liquido por que temos de ficar bem atentos ao tempo que ficam dentro do forno por que 1 minuto faz toda a diferença. Eu recomendo assar em potes de porcelanda/barro por que agem mais rápido e mantém o interior mais protegido do que as formas de metal que aquecem mais rápido. 

Bom, vamos ao que interessa?

CHOCOLATE FONDANT 
ou PETIT GATEAU 
Prep Time: 15min | Cook Time: 12 - 20min | Servings: 6 | Difficulty: difícil



Ingredientes:

- 50g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e mais um pouco para untar
- 350g chocolate meio amargo
- 150g açúcar refinado
- 4 ovos grandes batidos com uma pitada de sal
- 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
- 50g de farinha de trigo
- 6 ramekins untados com manteida e forrados com papel manteiga (fundo e lateral)

Modo de preparo:

1.Pre-aqueça o forno a 200ºC, unte os ramekins com manteiga e forre com o papel manteiga.

2.Derreta o chocolate em banho maria (não deixe a água ferver) e deixa esfriar mexendo bem. Enquanto isso, bata na batedeira a manteiga e o açúcar fazendo um creme. Aos poucos va acrescentando os ovos com a pitada de sal e depois a baunilha. Arescente a farinha e bata até ter um creme homogeneo. Por ultimo, acrescente o chocolate derretido e misture bem.

3.Coloque nas forminha e leve direto ao forno por aproximadamente 12 minutos ou você perceber que eles cresceram mas ainda se movimentam quando balançados. Descanse fora do forno por uns 5 minutos e vire num prato, retire os papéis manteiga e sirva com frutas, calda de frutas, sorvete, chantily... hummm

É mais leve por que leva bem menos manteiga, açúcar e farinha. Não tem fermento mas dobra de tamanho. E fica pronto rapidinho!!!! É bem forte por que o chocolate literalmente é a estrela da festa nesta receita; sugiro uma calda de frutas vermelhas ou bem citricas como o abacaxi e a laranja por que ajuda com o sabor e levanta mais o paladar para o chocolate. Não esquecendo do sorvete!!!

7 de jul. de 2012

Pão de Queijo estrangeiro

Pão de queijo que é pão de queijo é feito de polvilho doce e queijo minas curado e ralado. Como não estou na terrinha, tive que substituir por queijo parmesão + queijo cheddar + queijo mussarela, ralados. Polvilho doce é mais fácil de encontrar então já dá pra matar a saudade do quitute!!! Sendo filha de mineiros, não poderia jamais desanpotar dona Maria Luiza!!!
Aqui vai uma receita ótima e infalivel que vai agradar a todos:

PÃO DE QUEIJO 
Gluten Free
Prep Time: 30 mins | Cook Time: 25 min | Servings: 45 médios | Difficulty: Easy

Ingredientes:

(Fig 1)
500 g de polvilho doce
300 ml de leite
150 ml de água
100 ml de óleo
350 g de queijo parmesão + cheddar + mussarela ralados
2 ovos inteiros
Sal a gosto

Preparo:

(Fig 2 - 5) Pré-aqueça seu forno a 200ºC e deixe suas formas untadas com óleo ou com papel manteiga; reserve. Em uma panela ferva o leite a água, o óleo e o sal. Assim que ferver jogue por cima do polvilho e mexa com uma colher de pau para escaldar o polvilho e fazer a goma.

(Fig 6 −10) Assim que esfriar um pouquinho, cerca de 5 min, teste uma porção da massa para checar a temperatura que não deve ser muito quente. Adicione o queijo e misture tudo até atingir uma consistência boa e unificada.

(Fig 11 − 14) Com a mistura do queijo a massa esfria mais um pouco e você então pode adicionar os ovos. Misture tudo. Prepare para trabalhar com as duas mãos por que a massa vai amolecer e exigir uma boa sovada com a palma das mãos. Unte as mãos com óleo e faça bolinhas de um mesmo tamanho para assar. Coloque numa forma untada com óleo ou papel manteiga. Enrole bolinhas de mesmo tamanho para assar igualmente. Se quiser, pode congelar nesse momento e depois de 2 horas no freezer, transifa as bolinhas apra um saco plástico e amarre. Mantenha no freezer por até 1 mês. Se for assar na hora, forno deve ser estar pré-aquecido a 200ºC. Se o seu forno tem ventilador, a temperatura é de 180ºC. Asse por mais ou menos 25min ou até que as bolinhas tenham crescido e a casca esteja dourada.







PASTEL

A pedidos, estou postando aqui minha receita de Pastel! Muitas pessoas tem seus segredos para o pastel , segredos na massa, segredos do descanso da massa, segredos no óleo... Mas para não ficar muito difícil e profissional, a receita abaixo funciona direitinho; Você pode preparar a massa 1 dia antes e deixar na geladeira. No dia seguinte você abre a massa e recheia. Você pode preparar massa e rechear e congelar os pastéis prontos. Tira do freezer uns 15 minutos antes de fritar.
Meu segredo para a massa é seguir as quantidades determinadas tanto se fizer a receita inteira que rende mais ou menos 20 pastéis grandes como se fizer metade da receita. 
Outro segredo é fritar em óleo bem quente. Se tiver um termômetro, a temperatura para essa massa é de 200ºC frita 1 minuto de cada lado no máximo. Se não tiver, deixa o óleo bem quente, se começar a sair fumaça passou do ponto. Desliga o fogo e deixa esfriar um pouquinho. Fritadeira não serve por que a temperatura cai quando você coloca o pastel e não recupera. 

Vamos a receita?!?

PASTEL




Prep Time: 15 hr | Cook Time: 2 mins | Serve 20  | Difficulty: Easy



Ingredientes

500g de farinha de trigo (entre 10g e 11.8g de proteina por 100g de farinha)
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de vodka
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de sobremesa de sal fino
água fria (mais ou menos 1 xícara de chá - 250ml)

Preparo:

Misture o óleo, a vodka, o vinagre e o sal fino. Misture 100ml da água fria. Junte a farinha aos poucos e adicione o quanto baste de água aos poucos. Sove por mais ou menos 10min. A textura da massa não é homogênea. Fica dura para trabalhar e deve ir a geladeira para descansar por no mínimo 30min e no máximo 24hrs.



Retire da geladeira, abra a massa com o rolo de macarrão ou melhor ainda com o cilindro (máquina de macarrão). Eu uso a máquina até o número 8 para regiões quentes e com recheio mais humido. Quando estiver abrindo a massa, polvilhe bastante farinha entre as "folhas" e não deixe a massa descansar. Recheie, pincele água para fechar as bordas. Se for congelar, enrole no plástico filme individualmente. Congele em bandejas para ficar no formato liso.

Se for fritar, aqueça uma boa panela, funda e com a ajuda das escumadeiras de metal frite um lado, vire e frite do outro lado. Escorra em papel toalha e sirva!!!