7 de abr. de 2012

Basic_CARANGUEIJO (como é?)

Bom, apesar de sempre ter gostado de cozinhar, nunca me veio a cabeça que existem milhões de técnicas para se cozinhar bem qualquer ingrediente. Essas técnincas exigem um certo treino e que muitos de nós já sabe algumas somente por tentar cozinhar. Estou falando de corte certo com a faca certa, aquele jeitinho com a farinha na hora de preparar um bolo, qual é o ponto certo de certas carnes, como se faz o toresminho na pele de porco, enfim... Se eu tentasse escrever todas essas técnicas, não sobrariam mais espaço na web para divulgar nada!!! 

Se você é como eu e se interessa em aprender essas técnicas, então vai adorar meus futuros posts de "Basic_" onde eu vou mostrar como é que se faz. Não é somente chef profissional que consegue fazê-los. Com dedicação e prática, vamos fazer igual e muitas vezes até melhor!
Para começar a série de "Basic_" decidi ensinar como de desmonta um carangueijo! Eu moro em uma região tropical onde a disponibilidade deles no mercado é alta e vamos concordar que é uma delícia! 
Bom, aqui eles vem vivos e amarrados ou já cozidos, para evitar que a carne fresca sofra qualquer dano no sabor. Antes de vir para Asutrália eu nunca tinha experimentado (Ohhhh eu sei !!!) agora que estou aqui, aprendi a apreciar essa carne.

Carangueijo é um crustáceo, com uma casca muito dura (não se come a casca, mas usa de enfeite), geralmente possuem 5 pares de pernas, sendo as primeiras "garras" as maiores (cheias de carne) e que podem cortar o seu dedo fora se não estiverem devidamente amarradas!!! Sua carne é esbranquiçada e tem um sabor levemente adocicado, perfeita combinação com um molho de pimenta. 

Se preferir comprar um fresco e vivo, escolha sempre o macho que tem mais carne. Se você o virar de barriga pra cima, vai ver que tem um "rabinho" em forma de "V" diferente da fêmea que é mais arredondado. Peça ao pexeiro para amarrar bem o bicho. 

Se preferir comprar cozido, a casca muda de cor, então vai sempre achá-los em tons de laranja. Pegue o carangueijo e chacoalhe. Se ouvir um barulho de água, rejeite e peça outro. 

Abaixo, temos o processo para um carangueijo de mangue, pesando em geral 1.250g até 1.500g, o que vai render aproximadamente até 500g de carne.

CARANGUEIJO - MUD CRAB






Aqui você tem o carangueijo vivo e amarrado. Antes de cozinhá-lo, leve ao freezer por 30min. Isso é uma maneira mais humana de se sacrificá-lo. 





Enquanto isso ferva uma panela funda com água. Ferveu, coloque o carangueijo e conte 12-15 minutos. Esse tempo é para um crustáceo de mais ou menos 1.200 − 1.400g. Se cozinhar demais a carne perde a graça. 
Retire da panela de água quente e coloque-o em uma bacia com gelo para interromper o processo de cozimento. 

Se prepare para uma baguncinha... Vista um avental e tenha papel toalha por perto. 
Primeiro temos de abrir o carangueijo fazendo isso pela "cabeça". 


Com a ajuda de uma tesoura eu "cortei" a ligação óssea que a cabeça faz com o "barriga"


Encaixe seus polegares nesses buraquinhos e force para fora













Depois de aberto, temos de limpar o bicho. Eu não aproveito o conteúdo da cabeça. Eu limpo para usar de enfeite depois.




Retire os "tubos acinzentados" que é o sistema de filtragem dele e descarte qualquer parte escura, muito laranja, muito marrom, muito cinza... Isso faz parte dos órgãos dele que eu não como. Mas tem gente que aproveita. Algumas partes onde se encontra carne, podem vir cobertas por uma película levemente marrom; retire a película e aproveite a carne. 


Descarte qualquer líquido que ainda possa ter dentro do carangueijo.












Esse é um macho, consegue ver o "V"


Arranque esse "V" e descarte.






Agora temos de cortar o carangueijo ao meio, para retirar a carne


 Se quiser comê-lo assim, fique a vontade. Faca um molho, misture tudo e sirva duas pessoas. Se quiser desmembrar, retire a carne da carcaça e desmembre as pernas. 



Se você não tem "ferramentas" especiais para comer a carne das garras, faça como eu: quebre com a ajuda de um cutelo, martelo ou o rolo de macarrão (cuidado para não se machucar). Assim se você for cozinhar no molho, o tempero penetra na carne e fica mais fácil para quem vai comer, retirar a carne sem sujeira. 



Aqui você tem 1 parte desmebrada e uma metade inteira, prontas para serem usadas. 
Se quiser usar somente a carne, retire tudo o que conseguir, cuidando para não ter pedacinhos de casca no meio o que pode quebrar dentes. Leve a geladeira até a hora de usar. Você pode cozinhar praticamente qualquer prato usando a carne de carangueijo, vai da imaginação!! Lembrando que a carne já está cozida, então pode ser praticamente o ultimo ingrediente a entrar em casos de caldeiras. Use as cascas para dar o sabor e retire no final substituindo pela carne.



Abaixo minha sugestão para servir, com alguns frutos do mar e usando a cabeça para enfeite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário