5 de abr. de 2012

Salgados_EMPADINHA - Massa Podre

Seguindo a mesma linha de salgadinhos, temos a empada. Massa quebradiça que esfarela na boca quando mordemos. Pode ser recheada com o que quiser praticamente. Hoje eu vou ensinar somente a massa. Nas próximas publicações, teremos recheio de camarão, frango e palmito. Aguardem!!

EMPADINHA DA GLAYCE  
MASSA PODRE



Prep time: 2 hr | Forno: 25 min| Serve: 18 médias ou 40 pequenas | Dificuldade: média

INGREDIENTES


600 g de farinha de trigo 

320 g de margarina (eu uso a de canola)

2 gemas sem pele 

uma pitada de sal

1 1/2 colher de sopa de água fria

1 gema para pincelar



MODO DE PREPARO



1 - Retire a pele da gema e misture com a água e o sal (fig 1 & 3). Misture a farinha com margarina num processador (pode esfarelar com os dedos também, só leva um tempo a mais) a consistência é de uma farofa (fig 2 & 4). Depois acrescente os líquidos com a farinha e bata novamente por 2 minutos misturando bem ou faça com as mãos. Se ficar muito seca, acrescente mais 1/2 colher de sopa de água.

3 - A massa precisa descansar na geladeira por 1 hora. Ao invez de fazer uma bola eu moldo a massa num formato retangular (fig 5), coloco num saquinho plástico e coloco na geladeira. O formato retangular ajuda a resfriar a massa por igual.


4 - Após o descanso, prepare sua bancada com as forminhas e o recheio, um saco plástico e um rolo para abrir a tampa (fig 6). Molde as formas (fig 7), recheie (fig 9 & 11), abra a tampa entre 2 plásticos, tampe usando a palma da mão e feche usando as pontas dos dedos (f9g 9 −13) pincele com gema usando seus dedos para ficar mais uniforme. Não demore muito a levar ao forno por que a massa começa a amolecer. Você sempre pode levar as que estão prontas à geladeira e depois ao forno. Forno a 180C por mais ou menos 25-30 minutos (fig 15-16). 

5 - Retire do forno, deixe descansar por uns 10-15min. Desenforme e sirva ou pode ser congelada por até um mês. 





Dicas: 
- Eu gosto de massa fininha nas formas, mas o fundo precisa ser um pouco mais grosso.
- Para a tampa, eu abro a massa entre 2 plásticos filme e moldo na forminha apertando com a palma da mão para retirar as bordas. Depois, delicadamente, aperte com as pontas dos dedos nas bordas para não ter risco de abrir. O segredo é não encher muito a forma com recheio, por que ele estufa no forno e arrebenda a tampa.

2 comentários:

  1. Oi Glayce!
    Uma amiga minha de Sydney encontrou teu Blog e me passou o contato.
    Eu moro em Adelaide e adorei tuas dicas e receitas! Ótimo para matar a saudade de comer as coisas que não encontramos aqui.
    Parabéns pelo Blog, tá muito caprichado com fotos do passo-a-passo. Agora só estou na dúvida de qual receita testar primeiro :D Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di, obrigada pela visita! eu garanto que todas as receitas que posto são testadas por mim mesma e tento sempre garantir que as nossas receitas tradicionais sigam as nossas raízes e que tenha o gosto brasileiro!!

      Excluir