15 de abr. de 2012

DIAS DE FOLGA E VIAGEM!!! OBAAAAA

Olá para quem estiver do outro lado... Alguém?? Ok, Hoje tivemos um dia bem corrido na feira, minhas pernas estão ardendo de dor, mas valeu a pena no final por que vendemos mais do que qualquer outro dia em que estivemos por lá. O item mais vendido certamente foi o pastel e para asutralianos que suspeitam de tudo... Mas consegui vender e espero vender ainda mais nas próximas vezes!!!

Amanhã, seguda - feira (16/04) vamos tirar alguns dias de folga e subir até Cairns para ver coisas no meio do caminho que não tivemos tempo nem chance quando viemos para Townsville. Claro que vou registrar tudo na camera e postar as comidinhas mais interessantes que encontrar pelo caminho, quem sabe até um churrasco brasileiro em Cairns que já ouvi muito falar a respeito!!! 

Bom, até daqui alguns dias!! Espero que se alguém estiver lendo, tenha chance de testar alguma das minhas receitas e me dizer o que achou!!!

13 de abr. de 2012

RISOLE DE CAMARÃO DA GLAYCE

Para quem gosta de camarão, como nós aqui, segue mais uma receita de salgadinho: "Risole a la baiana"... É... o nome foi inspirado na culinária Baiana que muito valoriza o camarão, seu azeite de dendê e uma pimentinha básica para fechar com chave de ouro. 
Vendo muito esse salgadinho por aqui. A idéia é semelhante à da coxinha; massa crocante por fora e um recheio maravilhoso por dentro!
Esse salgadinho leva: azeite de dendê, leite de coco, pimenta e claro, o bom e velho camarão!! Espero que gostem!!!


Risole a la Baiana
por Glayce Nahon





Prep time: 90 min | Cozimento: 30 min| Serve: 20 | Dificuldade: Média

Indredientes recheio:


- 3 camarões com casca
- 250g de carne de camarão (camarão cru, descascado e limpo)
- 1 dente de alho picadinho
- 1/2 cebola média picadinha
- 1/4 pimentão vermelho picadinho
- 1 tomate se pele picadinho
- 2 colheres de sopa de azeite de dendê
- 150ml de leite de coco
- 100ml de água
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- sal e pimenta a vontade


Massa:


Ver receita da coxinha e preparar 1/2 da massa. 


Método de preparo:


- Separe todos os seus ingredientes e o "maquinário"(fig 1). Em uma panela esquente 1 colher de sopa de azeite de dendê e frite os camarões com casca até ficarem bem corados (duros) (fig 2 - 3).
- Abaixe o fogo e cuidadosamente adicione o leite de coco para "limpar" o fundo da panela. Misture e deixe por 2 minutos (fig 4).
- Junte os tomates e o pimentão, mexendo sempre. Cozinhe por 5 min e desligue o fogo (Fig 5). Prepare sua peneira (Fig 6).
- Despeje o conteudo da panela num processador ou liquidificador e bata tudo muito bem (fig 7). Depois passe pela peneira apertando bem para retirar todo o líquido residual (fig 8). Descarte o conteúdo da peneira e reserve o caldo (fig 9).
- Limpe seu processador ou liquidificador e bata agora a carne crua do camarão, somente alguns pulsos. Não queremos um creme. Pode picar usando a faca, nesse caso bem picadinho (Fig 10).
- Usando a mesma panela de cozimento dos camarões, aqueça a segunda colher de azeite de dendê e junte a cebola e o alho, mexendo bem (fig12). Junte a carne do camarão, mexa novamente e acrescente o caldo (fig 13-14).
- Mexa bem, tempere com sal e pimenta a gosto. Abaixe o fogo e junte a farinha mexendo muito bem para mesclar e cozinhar a farinha (fig 15). O ponto certo é passar a colher no fundo da panela e o recheio demorar para fechar o risco (fig16)
- Passe o tempero para um container e leve a geladeira para esfriar até a hora de rechear.
- Eu fiz meia lua (fig 17 −20), você pode inventar a sua forma! O que vale é o sabor no final do preparo!!


Pode ser congelado imediatamente depois de recheado e ficar no freezer por uns 2 meses ou pode fritar na hora e se deliciar!!



12 de abr. de 2012

SALADA VIETNAMITA - Papaya Som Tum

Eu nunca tinha visto no Brasil o uso desse ingrediente para a preparação de pratos salgados... Doces sim, o qual eu nunca fui muito fã, mas a salada que vamos ver hoje é feita com mãmão papaya verde com amendoim e camarões secos. Parece estranho? Não se engane, é uma delícia, super crocante e que traz um sendo asiático para a sua mesa! Eu amo tanto quanto a salada tailandesa e espero que vocês gostem!!

SALADA VIETNAMITA - SOM TUM






Prep time: 30 hr | Cozimento: 5 min| Serve: 4 | Dificuldade: Médio


Ingredientes:


- 1 mamão papaya (1kg) bem verde descascado e sem semente 
- Pimenta malagueta fresca verde ou vermelha (opcional)
- 1 ou 2 dentes de alho descascados
- Tomate cereja cortado ao meio, 4 por pessoa
Vagem cozida por 2 min na água quente, 4 por pessoa
- Suco de 2 limões
- 4 colheres de sopa de açúcar de palma ou açúcar branco
- 1 - 2 colher de molho de peixe ou molho de soja
- 1 colher de sopa de amendoim torrado por pessoa
- 2 colheres de sopa de camarão seco por pessoa
- 1 colher de sopa de pasta de camarão (opcional)




Método de preparo:


- Descasque o mamão (fig 1) e "desfie" / "rale" (fig 2) pode ser usado o ralador de cenoura, mas os fios devem ser longos. Pique e separe com ingredientes. Ferva uma quantidade de água suficiente para cobrir a vagem. Ferveu, desligue o fogo e coloque a vagem, conte 2-4 min e retire. Passe na água fria. Reserve.


-  Com um batedor de alho, junte o alho, a pimenta e bata bem. Junte uma parte do mamão, uma parte de molho de peixe/soja, uma parte do suco de limão e do açúcar (fig 9). Bata bem e junte os camarões, a pasta de camarão. Retire o mamão e coloque em uma vasilha (fig 10-11) maior e repita o processo com o restante dos ingredientes. Por último, bata a vagem e o tomate e o amendoim. 


- Para servir, misture tudo muito bem na vasilha e divida as porções nos pratos, salpicando mais camarão e amendoim por cima!!! 


10 de abr. de 2012

OVOS MEXIDOS

Esse ingrediente que vamos utilizar hoje é tão versátil que eu não vivo sem! Sabe do que estou falando? Ovos! Nunca faltam na minha geladeira e tenho uma porção de receitas onde ovo é ingrediente principal. Hoje eu vou ensinar a fazer ovos mexidos, receita que eu mesma criei e que atende perfeitamente os admiradores de ovos!!

OVOS MEXIDOS DA GLAYCE






Prep time: 10 hr | Cozimento: 4 min| Serve: 2 | Dificuldade: Fácil

Ingredientes:

- 4 ovos frescos
- 1 colher de sopa de manteiga derretida e fria
- 4 colheres de sopa de creme de leite (caixinha que é só líquido)
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

1 - Em uma frigideira anti-aderente derreta a manteiga e deixe esfriar.
2 - Em uma vasilha de vidro/metal bata de leve os ovos e acrescente o creme de leite.
3 - Adicione a manteiga mexendo sempre. Se a manteiga estiver quente, vai começar a cozinhar os ovos de forma desigual e não vai ficar bom.
4 - Na mesma frigideira, aqueça em fogo baixo e adicione a mistura deixando cozinhar de leve (1 min). Mexa com uma colher, agitando a frigideira para "desaglomerar" os ovos. O ponto ideal e manter uma textura cremosa e aparentemente "molhada", caso contrário vai ficar seco e nada cremoso. Sirva imediatamente temperando em seguida.






PANQUECAS PARA CAFÉ DA MANHÃ

Sabe aquelas panquecas que o fastfood vende como café da manhã? São mini panquecas, super macias e fofas por dentro e que combinam perfeitamente com geléias, frutas e com caldas...? Encontrei uma receita muito boa no site da Nigella Lawson. Você faz a mistura dos secos e pode deixar guardado na dispensa. Quando quiser preparar é só juntar os ingredientes líquidos e pronto!! Aqui em casa são as favoritas do marido e tenho certeza que vão fazer um sucesso com crianças também!!


PANQUECAS p/ CAFÉ DA MANHÃ
by Nigella Lawson



Prep time: 30 hr | Cozimento: 15 min| Serve: 6 | Dificuldade: Fácil


Ingredientes para a mistura seca:

- 600g de farinha
- 3 colheres de sopa de fermento para bolo
- 2 colheres de café de bicarbonato de sódio
- 1 colher de café de sal
- 40g de açúcar refinado

Misture tudo e guarde numa jarra na dispensa. 

Ingredientes líquidos

Para cada 150g da mistura seca, utilize:

- 1 ovo
- 250ml de leite semi-desnatado ou integral
- 1 colher de sopa de manteiga derretida 

Método:

1 - Misture a manteiga derretida com o leite e depois acrescente o ovo. Bata bem e junte 150g da mistura seca. 
2 - Aqueça uma frigideira anti-aderente em fogo médio, sem óleo e com a ajuda de uma concha, coloque um pouco no centro atingindo o diâmetro que quiser. eu faço grande, as vezes pequena, depende de quantas pessoas vão comer.
3 - Quando a massa começar a borbulhar, fire a panqueca para cozinhar do outro lado. Retire 1 ou 2 minutos depois.
4 - Empilhe as panquecas e sirva com frutas citricas, calda de chocolate, caramelo, sorvete, manteiga... Use sua imaginação!!!

Sugestões:

Eu gosto de acrescentar as sementes de baunilha ou mesmo o extrato de baunilha ou qualquer outra essência que desejar na mistura líquida.

Quem quiser mais doce, pode e deve adicionar o dobro de açúcar na mistura seca... Por que não, não é?

Você também pode adicionar chocolate em pó ou canela na mistura seca se preferir!!



8 de abr. de 2012

SALDA TAILANDESA or YUM



Quando decidi vir para Australia, jamais imaginei que teria experiências culinárias  extraordinárias!! Para mim, foi um "despertar culinário". Por que? Bom, para começar Australia é um país muito diversificado onde podemos encontrar pessoas do mundo inteiro. Vir pra cá é estar disposto a aprender um pouco sobre cada cultura e principalmente a cultura asiática. 
Sabe aqueles temperos que temos em casa? Eles os usam de uma forma completamente diferente e sabe o que mais? Dá certo, aliás muito certo por que a comida é muito popular por aqui. Não estou falando somente de comida japonesa, estou falando de comida do Vietnã, China, Filipinas, Singapura e dentre outras, Tailandia. 
Eu vejo como uma comida geralmente rápida de preparar, usando ingredientes frescos e muito aromáticos e o mais importante: o balanço do doce e azedo, do sal e do amargo, acredite ou não a comida tailandesa sempre vai ter 3 ou os 4 elementos juntos muito bem balanceados para o paladar. 

Hoje eu vou ensinar uma receita que eu mesma criei baseada em um salada que comia muito em um restaurante Tailandês em Sydney. É uma salada deliciosa, muito aromática que vai bem com porco (moo ping) ou beef (nuah). Hoje faremos com porco (Yum Moo Ping).




SALADA TAILANDESA com PORCO






Prep time: 1 hr | Cozimento: 15 min| Serve: 2 | Dificuldade: Fácil


Ingredientes


Porco


- Pimenta do reino branca (inteira)
- 1 colher de café de sementes de erva doce
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 colher de café de cravo da índia
- 1 estrela de anis
- 1 colheres de sopa de molho de soja
- 1/2 colher de café de sal
- 1 colher de sopa de áçucar ou açúcar de palma
- 1/2 copa de água


Preparação do Porco

Esquente a pimenta em uma frigideira por 5 minutos sacudindo de vez em quando. Depois passe todos os ingredientes secos para um amassador de alho e "moa" bem. Em uma tigela, misture os liquidos com os secos e por ultimo o porco. Tampe e leve a geladeira para marinar por no mínimo 30 minutos, máx 2hrs. Retire o porco da geladeira e asse ou cozinhe usando o grill. Como essa carne que escolhi é magra, não leva mais de 10 minutos (tops) no forno 180C. Deixe descansar antes de cortar em tiras. 


Salada


- 2 tomates maduros cortados como na foto
- 1/2 cebola roxa cortada em fatias finas
- 1 cenoura sem casca e raladinha como na foto 
- 1/2 pepino libanês cortado como na foto
- 2 Cebolinhas (largas) e cortada em diagonal - aproveitar a parte branca para o molho
- 1 maço de coentro (raíz e folhas) e salsinhas (folhas) 
- 1 maço de menta (folhas)


Preparação da salada


Corte tudo e misture em uma vasilha. reserve.


Molho Salada


- 1/2 colher de sopa de raiz de capim-limão cortada bem fininha.
- 1/2 colher de sopa de gengibre picadinho
- 1 folha de limão kafyr cortada em tirinhas bem finas. Se não achar, pode usar folha de limão mesmo
- 1 colher de sopa de raíz de coentro picadinha
- 1 colher de sopa de açúcar de palma ou açúcar branco mesmo
- o quanto baste de pimenta malagueta fatiada
- suco de 1 limão
- 1/2 copo de água fltrada
- 1 colher de sopa de molho de peixe ou pitada de sal


Preparação do Molho da Salada

Molho da Salada
Salada 
Porco













Pique tudo e misture bem esmagando tudo com a ajuda do amassador de alho. O gosto é ácido, adocicado e salgado ao mesmo tempo. Regue a salada misturando bem e sirva com arroz branco e as fatias de porco. Delícia!!!





7 de abr. de 2012

BOBÓ DE CAMARÃO

Essa é uma receita baiana que faz muito sucesso entre os brasilieros que moram fora da terrinha. Primeiro por que é um prato "forte" que dá sustância ao homem e segundo por que não tenha nada parecido por aqui... Então, para quem quer uma receita gostosa de bobó baiano, ai vai uma receita testada e aprovada pelos clientes



BOBÓ DE CAMARÃO






Prep time: 1 hr | Cozimento: 30 min| Serve: 8 | Dificuldade: Média


Ingredientes:

- 750g de camarão rosa
- 6 camarões com casca
- 750g de mandioca
- 1 pimentão vermelho picado, sem semente
- 1/2 pimentão verde picado (opcional)
- 3 tomates sem pele e sem semente
- 1 cebola picada picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 125ml de azeite de dendê
- 100ml de leite de coco grosso
- 1 litro de água
- 1 limão
- salsa e coentro a vontade
- sal e pimenta a vontade

Utensilios:

- panela de pressão ou uma outra panela para mandioca
- panela para o bobó
- tábua, faca
- peneira
- balança
- pratos
- colheres grandes


MODO DE PREPARO

Foto 1 - Primeiro ferva a água e acrescente os camarões com casca, reduza o fogo e deixe por uns 10 minutos. Essa água vai para a panela da mandioca. Separe os camarões que vão ser usados mais adiante. Cozinhe a mandioca por 10 minutos na pressão ou até ficarem moles numa panela normal.
Foto 2 - Retire o fio central da mandioca assim que estiverem cozidas. Volte-as para a panela com a água.
Foto 3 - Descasque os camarões cozidos e jogue na panela, usando um mixer, processe tudo até virar um pure. Se tiver liquidificador, pode ser usado. Reserve.
Foto 4 - Agora começamos a montagem do Bobó. Tenha todos os ingredientes prontos para entrarem em ação.
Foto 5 - Com o suco do limão, "lave" os camaões crus e escorra na peneira. 
Foto 6 - Na panela final de cozimento, acrescente um pouco de azeite de oliva ou dendê e salteie os camarões, poucos por vez. Nada mais do que 2 ou 3 minutos na panela bem quente. Retire e reserve.
Foto 7 - Na mesma panela, acrescente o alho, pimentão e cebola, fogo médio. Mexa bem por 5 minutos.
Foto 8 - Acrescente os tomates e miture bem. 
Foto 9 - Acrescente o pure de mandioca e o sal, mexa bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 8 minutos, mexendo sempre.
Foto 10 - Acrescente o leite de coco...
Foto 11 - Em seguida o azeite de dendê. Mexa bem. 
Foto 12 - Por último vai o camarão previamente temperado com o limão. Tempere com pimenta, cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo. Sirva imediatamente.



Sirva com arroz branco, salsa e o coentro por cima!!








Salgados_ESFIRRA DE CARNE

Essa é uma receita bem versátil. Sempre dá certo e pode ser usada com uma variedade de salgados. Eu comecei fazendo esta massa para Esfirras e deu muito certo. Hoje eu vendo esfirras de carne e carneiro e os asutralianos adoram. Você também pode fazer esfiras de outros sabores, enroladinhos de queijo, queijo e presunto, calabresa... Enfim, use sua criatividade para criar seu salgado favorito!!

Segredos

1 - a massa não precisa crescer depois que termina de ser amassada. Espere apenas uns 5 minutos e comece a recheá-la, isso por que ela tende a crescer muito então exausta o fermento. Recheie tudo e leve ao forno direto. Esse é o melhor resultado que eu tenho. 

2 - Se possível, use farinha com alto teor de proteína, to "tipo 00" para pasta e assim por diante. Garante um resultado melhor no crescimento dos salgados.

3 - Melhorador de pão, usar ou não? Então, esse ingrediente eu uso sempre nessas massas por que garante um aspecto uniforme tanto no crescimento da massa quanto na aparência. Pode fazer sem? Claro que sim!!! Mas a massa pode ficar com uns furinhos por conta do fermento.


ESFIRRA DA GLAYCE



Prep time: 1 hr | Forno: 25 min| Serve: 25 | Dificuldade: fácil

Massa:

- 80g de fermento biológico
- 5 Colheres de sopa de açúcar
- 500ml de leite morno
- 300ml de óleo vegetal
- 3 ovos
- 1 colher de café de melhorador de pão (opcional)
- 1200g de farinha de trigo

- 1 gema para pincelar
- Farinha extra para bancada

(1A) Recheio cru de carne moída:

- 100g Cebola picadinha
- 100g de azeitonas verdes picadinhas
- 2 tomates sem pele e sem semente
- 1 colher de sopa de sal
- Pitada de cominho e menta seca ou sálvia seca
- Pimenta do reino a gosto
- 1000g de carne moída
- Suco de 1/2 limão


OU


(1B) Recheio cozido de carne moída:


- 1 colher de sopa de óleo

- 100g Cebola picadinha
- 100g de azeitonas verdes picadinhas
- 1 colher de sopa de sal
- Pimenta do reino a gosto
- 1000g de carne moída
- 2 colheres de sopa de moho inglês

Utensilios:
- rolo de macarrão
- um molde de corte de mais ou menos 15 cm de diâmetro
- uma bacia
- uma faca serrilhada
- colher de pau
- uma vasilha larga
- 1 peneira
- Colheres de sopa
- papel manteiga
- forma de assar
- copinho & pincel (gema)
- balança

PREPARO:

1A - Comece pelo recheio, misture os temperos e as ervas e dilua no suco de limão. Junte o restante dos ingredientes e com as mãos, misture tudo muito bem. Prove para testar o sal (não faz mal não!!). Transfira a mistura para a peneira, apoie na vasilha e leve a geladeira para escorrer enquanto prepara a massa. Os líquidos que saem não podem prejudicar a massa na hora de assar.


1B - Se preferir recheio cozido (menos liquido na hora de assar) refogue a cebola no óleo, junte a carne moída e mexa bem. Junte o molho inglês, o sal e a pimenta. Por fim adicione a azeitona picada. Deixe cozinhar até secar toda a água e começar a fritar. Nesse momento mexa de vez em quando para dourar toda a carne. Deligue o fogo e transfira a carne para a peneira. Assim qualquer líquido extra vai escorrer e deixar o recheio sequinho para rechear.

2 - Prepare a massa da seguinte forma: junte o leite, o fermento, uma parte do açúcar e uma colher de farinha. Deixe provar por 10 minutos. Depois misture todos os líquidos inclusive os ovos. O melhorador de pão (se for usar) e a farinha, você mistura antes de acrescentar a massa. Vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo com a colher de pau até sentir que a textura está engrossando e precisa das mãos.  Transfira para uma bancada esfarinhada e amasse juntando o restante da farinha. Se sentir que a massa está húmida demais, vá acrescentando farinha até perceber uma massa homogênea, lisa e macia. Transfira para a bacia e descanse por 5 min. (Figuras 1 - 8)

3 - Forre sua forma de assar com papel manteiga. Corte uma parte da massa e abra com rolo, pegue o molde e corte um circulo, recheie a massa, se ajudar, faça o formato de um triangulo com o recheio por cima da massa. Puxe as laterais para o centro acompanhando o formato do triângulo, aperte com a ponta dos dedos para o recheio não vazar, vire de cabeça pra baixo e coloque na forma de assar. Termine todas, pincele com a gema e leve para assar a 180C por 25 minutos. Retire do forno e sirva ou congele por até 1 mês.
(Figuras 9 - 16) 



Basic_CARANGUEIJO (como é?)

Bom, apesar de sempre ter gostado de cozinhar, nunca me veio a cabeça que existem milhões de técnicas para se cozinhar bem qualquer ingrediente. Essas técnincas exigem um certo treino e que muitos de nós já sabe algumas somente por tentar cozinhar. Estou falando de corte certo com a faca certa, aquele jeitinho com a farinha na hora de preparar um bolo, qual é o ponto certo de certas carnes, como se faz o toresminho na pele de porco, enfim... Se eu tentasse escrever todas essas técnicas, não sobrariam mais espaço na web para divulgar nada!!! 

Se você é como eu e se interessa em aprender essas técnicas, então vai adorar meus futuros posts de "Basic_" onde eu vou mostrar como é que se faz. Não é somente chef profissional que consegue fazê-los. Com dedicação e prática, vamos fazer igual e muitas vezes até melhor!
Para começar a série de "Basic_" decidi ensinar como de desmonta um carangueijo! Eu moro em uma região tropical onde a disponibilidade deles no mercado é alta e vamos concordar que é uma delícia! 
Bom, aqui eles vem vivos e amarrados ou já cozidos, para evitar que a carne fresca sofra qualquer dano no sabor. Antes de vir para Asutrália eu nunca tinha experimentado (Ohhhh eu sei !!!) agora que estou aqui, aprendi a apreciar essa carne.

Carangueijo é um crustáceo, com uma casca muito dura (não se come a casca, mas usa de enfeite), geralmente possuem 5 pares de pernas, sendo as primeiras "garras" as maiores (cheias de carne) e que podem cortar o seu dedo fora se não estiverem devidamente amarradas!!! Sua carne é esbranquiçada e tem um sabor levemente adocicado, perfeita combinação com um molho de pimenta. 

Se preferir comprar um fresco e vivo, escolha sempre o macho que tem mais carne. Se você o virar de barriga pra cima, vai ver que tem um "rabinho" em forma de "V" diferente da fêmea que é mais arredondado. Peça ao pexeiro para amarrar bem o bicho. 

Se preferir comprar cozido, a casca muda de cor, então vai sempre achá-los em tons de laranja. Pegue o carangueijo e chacoalhe. Se ouvir um barulho de água, rejeite e peça outro. 

Abaixo, temos o processo para um carangueijo de mangue, pesando em geral 1.250g até 1.500g, o que vai render aproximadamente até 500g de carne.

CARANGUEIJO - MUD CRAB






Aqui você tem o carangueijo vivo e amarrado. Antes de cozinhá-lo, leve ao freezer por 30min. Isso é uma maneira mais humana de se sacrificá-lo. 





Enquanto isso ferva uma panela funda com água. Ferveu, coloque o carangueijo e conte 12-15 minutos. Esse tempo é para um crustáceo de mais ou menos 1.200 − 1.400g. Se cozinhar demais a carne perde a graça. 
Retire da panela de água quente e coloque-o em uma bacia com gelo para interromper o processo de cozimento. 

Se prepare para uma baguncinha... Vista um avental e tenha papel toalha por perto. 
Primeiro temos de abrir o carangueijo fazendo isso pela "cabeça". 


Com a ajuda de uma tesoura eu "cortei" a ligação óssea que a cabeça faz com o "barriga"


Encaixe seus polegares nesses buraquinhos e force para fora













Depois de aberto, temos de limpar o bicho. Eu não aproveito o conteúdo da cabeça. Eu limpo para usar de enfeite depois.




Retire os "tubos acinzentados" que é o sistema de filtragem dele e descarte qualquer parte escura, muito laranja, muito marrom, muito cinza... Isso faz parte dos órgãos dele que eu não como. Mas tem gente que aproveita. Algumas partes onde se encontra carne, podem vir cobertas por uma película levemente marrom; retire a película e aproveite a carne. 


Descarte qualquer líquido que ainda possa ter dentro do carangueijo.












Esse é um macho, consegue ver o "V"


Arranque esse "V" e descarte.






Agora temos de cortar o carangueijo ao meio, para retirar a carne


 Se quiser comê-lo assim, fique a vontade. Faca um molho, misture tudo e sirva duas pessoas. Se quiser desmembrar, retire a carne da carcaça e desmembre as pernas. 



Se você não tem "ferramentas" especiais para comer a carne das garras, faça como eu: quebre com a ajuda de um cutelo, martelo ou o rolo de macarrão (cuidado para não se machucar). Assim se você for cozinhar no molho, o tempero penetra na carne e fica mais fácil para quem vai comer, retirar a carne sem sujeira. 



Aqui você tem 1 parte desmebrada e uma metade inteira, prontas para serem usadas. 
Se quiser usar somente a carne, retire tudo o que conseguir, cuidando para não ter pedacinhos de casca no meio o que pode quebrar dentes. Leve a geladeira até a hora de usar. Você pode cozinhar praticamente qualquer prato usando a carne de carangueijo, vai da imaginação!! Lembrando que a carne já está cozida, então pode ser praticamente o ultimo ingrediente a entrar em casos de caldeiras. Use as cascas para dar o sabor e retire no final substituindo pela carne.



Abaixo minha sugestão para servir, com alguns frutos do mar e usando a cabeça para enfeite!!!