7 de abr. de 2012

Salgados_ESFIRRA DE CARNE

Essa é uma receita bem versátil. Sempre dá certo e pode ser usada com uma variedade de salgados. Eu comecei fazendo esta massa para Esfirras e deu muito certo. Hoje eu vendo esfirras de carne e carneiro e os asutralianos adoram. Você também pode fazer esfiras de outros sabores, enroladinhos de queijo, queijo e presunto, calabresa... Enfim, use sua criatividade para criar seu salgado favorito!!

Segredos

1 - a massa não precisa crescer depois que termina de ser amassada. Espere apenas uns 5 minutos e comece a recheá-la, isso por que ela tende a crescer muito então exausta o fermento. Recheie tudo e leve ao forno direto. Esse é o melhor resultado que eu tenho. 

2 - Se possível, use farinha com alto teor de proteína, to "tipo 00" para pasta e assim por diante. Garante um resultado melhor no crescimento dos salgados.

3 - Melhorador de pão, usar ou não? Então, esse ingrediente eu uso sempre nessas massas por que garante um aspecto uniforme tanto no crescimento da massa quanto na aparência. Pode fazer sem? Claro que sim!!! Mas a massa pode ficar com uns furinhos por conta do fermento.


ESFIRRA DA GLAYCE



Prep time: 1 hr | Forno: 25 min| Serve: 25 | Dificuldade: fácil

Massa:

- 80g de fermento biológico
- 5 Colheres de sopa de açúcar
- 500ml de leite morno
- 300ml de óleo vegetal
- 3 ovos
- 1 colher de café de melhorador de pão (opcional)
- 1200g de farinha de trigo

- 1 gema para pincelar
- Farinha extra para bancada

(1A) Recheio cru de carne moída:

- 100g Cebola picadinha
- 100g de azeitonas verdes picadinhas
- 2 tomates sem pele e sem semente
- 1 colher de sopa de sal
- Pitada de cominho e menta seca ou sálvia seca
- Pimenta do reino a gosto
- 1000g de carne moída
- Suco de 1/2 limão


OU


(1B) Recheio cozido de carne moída:


- 1 colher de sopa de óleo

- 100g Cebola picadinha
- 100g de azeitonas verdes picadinhas
- 1 colher de sopa de sal
- Pimenta do reino a gosto
- 1000g de carne moída
- 2 colheres de sopa de moho inglês

Utensilios:
- rolo de macarrão
- um molde de corte de mais ou menos 15 cm de diâmetro
- uma bacia
- uma faca serrilhada
- colher de pau
- uma vasilha larga
- 1 peneira
- Colheres de sopa
- papel manteiga
- forma de assar
- copinho & pincel (gema)
- balança

PREPARO:

1A - Comece pelo recheio, misture os temperos e as ervas e dilua no suco de limão. Junte o restante dos ingredientes e com as mãos, misture tudo muito bem. Prove para testar o sal (não faz mal não!!). Transfira a mistura para a peneira, apoie na vasilha e leve a geladeira para escorrer enquanto prepara a massa. Os líquidos que saem não podem prejudicar a massa na hora de assar.


1B - Se preferir recheio cozido (menos liquido na hora de assar) refogue a cebola no óleo, junte a carne moída e mexa bem. Junte o molho inglês, o sal e a pimenta. Por fim adicione a azeitona picada. Deixe cozinhar até secar toda a água e começar a fritar. Nesse momento mexa de vez em quando para dourar toda a carne. Deligue o fogo e transfira a carne para a peneira. Assim qualquer líquido extra vai escorrer e deixar o recheio sequinho para rechear.

2 - Prepare a massa da seguinte forma: junte o leite, o fermento, uma parte do açúcar e uma colher de farinha. Deixe provar por 10 minutos. Depois misture todos os líquidos inclusive os ovos. O melhorador de pão (se for usar) e a farinha, você mistura antes de acrescentar a massa. Vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo com a colher de pau até sentir que a textura está engrossando e precisa das mãos.  Transfira para uma bancada esfarinhada e amasse juntando o restante da farinha. Se sentir que a massa está húmida demais, vá acrescentando farinha até perceber uma massa homogênea, lisa e macia. Transfira para a bacia e descanse por 5 min. (Figuras 1 - 8)

3 - Forre sua forma de assar com papel manteiga. Corte uma parte da massa e abra com rolo, pegue o molde e corte um circulo, recheie a massa, se ajudar, faça o formato de um triangulo com o recheio por cima da massa. Puxe as laterais para o centro acompanhando o formato do triângulo, aperte com a ponta dos dedos para o recheio não vazar, vire de cabeça pra baixo e coloque na forma de assar. Termine todas, pincele com a gema e leve para assar a 180C por 25 minutos. Retire do forno e sirva ou congele por até 1 mês.
(Figuras 9 - 16) 



4 comentários:

  1. Glayce!
    Fiz metade da receita e adorei! Fiz esfihas fechadas e abertas, tipo a do Habbib's. Ficaram ótimas!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Nossa agora estou mais que feliz!!! Essa massa é muito boa mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Tentarei amanhã e darei o feedback. De antemão, parabéns pela sua metodologia, muito prática pra ensinar, quase impossível dar errado.

    ResponderExcluir
  4. Tentarei amanhã e darei o feedback. De antemão, parabéns pela sua metodologia, muito prática pra ensinar, quase impossível dar errado.

    ResponderExcluir